RU’s da UFPI divulgam novas regras para reabertura nesta segunda (28)

O horário de funcionamento passa a ser das 11 às 14 horas para almoço e das 17 às 19 para o jantar.

Os Restaurantes Universitários (RU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão prontos para a reabertura nesta segunda-feira (28), após a suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia. O RU central (CCN), RU 2 (Espaço Rosa dos Ventos) e os RUs dos campi de Picos, Floriano e Bom Jesus retomarão a oferta de refeições no almoço e no jantar para alunos, servidores e comunidade acadêmica em geral. 

Em Teresina, a estimativa é que sejam servidas inicialmente de 1200 a 1400 refeições no almoço, distribuídas entre os RU Central e RU 2, pois o RU 3 (CCA) está em reforma. O horário de funcionamento passa a ser das 11 às 14 horas para almoço, inclusive para o RU Central que antes da pandemia fechava meia hora mais cedo. Já no período do jantar, os RUs funcionarão das 17 às 19 horas. No interior, os horários de atendimento nos RUs de Floriano, Bom Jesus e Picos se mantêm os mesmos: das 11 às 13h30 para almoço; e das 17 às 19h, para refeição de jantar. Inicialmente, o atendimento será de segunda a sexta.

Para garantia do retorno seguro, é recomendado que os usuários permaneçam de máscara de proteção, retirando a proteção somente na hora de se alimentar. Além disso, é solicitado que ao remover a máscara o usuário não deixe sobre a mesa, evitando ainda falar ou tossir. Os ares-condicionados estarão ligados, mas as janelas permanecerão abertas, para possibilitar a circulação natural de ar. 

rusdaufpiestaoprontosparareaberturanestasegunda287cdd352df2fe42a8b9b6d7d0800b0785 623cc243b9b03

Entre as medidas de biossegurança adotadas, estão a delimitação das filas com organizadores de sinalização, além da marcação do espaçamento de 1,5m entre as pessoas. No caso do RU Central, as filas foram reorganizadas para que não haja aglomeração entre a entrada e a saída, como já era feito no RU 2. Nas mesas, as cadeiras estão alternadas para evitar o contato, além da instalação de divisórias de acrílico. O ideal é que o tempo de permanência nos restaurantes seja de 15 a 20 minutos, no máximo, para que a capacidade de atendimento possa ser ampliada, tendo em vista a limitação de público dentro do ambiente. 

Fim do bandejão – A grande novidade na reabertura é a substituição das tradicionais bandejas de aço inox por pratos de louça. Além de evitar o desperdício de comida, a medida tem objetivo de modernizar o serviço de alimentação, aproximando usuários de uma proposta de RU mais afetivo em que o usuário tem na Universidade o uso do mesmo tipo de utensílio que usa em casa. A coordenadora dos RUs, Sueli Lima, reforça que os cuidados com a higienização dos utensílios estão sendo intensificados por conta da pandemia.

“É utilizado um produto que além do detergente, possui sanitizante, para combater os germes. Além disso, há uso de álcool 70 e a água a 100°C”, explica a coordenadora. 

Como ter acesso – Para entrada no RU, os estudantes precisam apresentar a carteira de estudante ou o comprovante de matrícula acompanhado de documento com foto. No caso dos servidores, será solicitada a apresentação do crachá ou contracheque atualizado e um documento oficial com foto. Já os colaboradores terceirizados precisam estar com a farda da empresa que fazem parte. É recomendável também portar o comprovante de vacinação físico ou digital para eventual consulta. Vale lembrar que a comprovação de vínculo é de responsabilidade do usuário. 

Para adequar a quantidade de refeições à capacidade de atendimento dos RUs, especialmente em Teresina, será realizada a venda de apenas 1 ficha por usuário. As fichas estarão à venda a partir de 15 minutos antes da abertura dos restaurantes, ou seja, das 10h45 às 14h no almoço e das 16h45 às 19h no jantar. Para quem possuir fichas compradas antes da pandemia, em 2020, a troca deve ser feita durante a próxima semana (28/3 a 1º/4), para aquisição de fichas atualizadas. Os valores não sofreram alterações.

A coordenadora celebra a reabertura dos RUs e destaca a organização das equipes para melhor atendimento ao público. Ela ressalta que durante esses dois anos em que os restaurantes estiveram fechados, foi realizada uma preparação intensa, desde a capacitação dos funcionários, da aquisição de alimentos, até às adaptações sanitárias.

“É um momento de grande expectativa e felicidade ver os RUs funcionando para servir à comunidade acadêmica”, pontua Sueli. 

Todas as informações do Portal MN e site da PRAEC.

Deixe um comentário

Veja também...