Secretaria da Mulher disponibiliza atendimento psicológico para mulheres em situação de violência

O Diagnóstico sobre a situação da violência contra a mulher em Teresina, produzido em 2018 pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), apontou que 46,7% das mulheres que passaram por violência na capital desenvolveram algum tipo de transtorno mental. Por fatores culturais, as mulheres são as mais afetadas por estes transtornos – um problema que foi ainda mais agravado, em decorrência da pandemia, onde se observou o expressivo aumento dos casos de violência doméstica.

O Brasil, atualmente, é o país com a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo e o 2° em casos de depressão. No Brasil, no primeiro mês do ano, é desenvolvido a campanha Janeiro Branco, que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria da Mulher, possui o Centro de Referência Esperança Garcia (CREG), que atende mulheres em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, residentes em Teresina,com idade de 18 a 59 anos. No local, é oferecido assistência psicológica para que a mulher possa romper o ciclo da violência – além da assistência jurídica e social.

De acordo com Joseli Barbosa, psicóloga de referência da SMPM, em relação às mulheres que sofrem violência doméstica, muitas chegam fragilizadas para o atendimento. Isso porque, muitas estão/estiveram repetidas vezes dentro do ciclo de violência – principalmente por não reconhecerem a violência psicológica como uma agressão.

“Com essas mulheres é necessário estabelecer ainda mais um vínculo de confiança, pois muitas delas querem apenas desabafar e relatam medo de denunciar, sendo necessário mais de um encontro para convencê-las a procurar a ajuda”, explica a psicóloga.

Onde encontrar o Creg?

R. Benjamin Constant, 2170 – Centro Norte
Segunda à Sexta, das 08:00 às 17:00
(86) 3233-3798 / 99416-9451

O atendimento às mulheres também está disponível nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS):

CAPS Leste
Rua Visconde da Parnaíba, 2435 – Horto Florestal. Fone 3216-3967

CAPS Norte
Rua Presidente Lincoln, 2978 – São Joaquim. Fone 3213-2080

CAPS Sudeste
Rua Poncion Caldas – Bairro Colorado / Loteamento Parque Sol. Renascença (ao lado da UBS Redonda). Fones: 3236-8747 / 3234-2506

Fonte: SMPM

mul

Deixe um comentário

Veja também...