Semarh prevê chuvas intensas com possibilidade de ventanias no Piauí

A umidade deverá ser mais presente entre os dias 16 e 20 de outubro, favorecendo a formação de nuvens carregadas

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) prevê a ocorrência de chuvas no Piauí até o dia 21 de outubro, de acordo com a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece). As precipitações devem se concentrar principalmente nas regiões centro-sul do estado, abrangendo as mesorregiões sudeste, sudoeste e parte do centro-norte.

Segundo o modelo meteorológico do European Center for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), a umidade deverá ser mais presente entre os dias 16 e 20 de outubro, favorecendo a formação de nuvens carregadas. Essas condições podem provocar ventos fortes, chuvas intensas e, em casos isolados, queda de granizo. A coordenadora da Sampece, Sara Cardoso, destacou que os maiores volumes de chuva são esperados para o sudoeste do estado, embora outras áreas também possam registrar precipitações menores.

 

“Nesse sentido, os maiores volumes esperados no referido recorte temporal serão para municípios das mesorregiões sudoeste. Não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuvas em menor volume em outras áreas do território piauiense“,  reforça Sara Cardoso.

DICAS DE PREVENÇÃO

O órgão recomenda em caso de chuvas com rajadas de vento e possibilidade de queda de raios, que a população não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de queda galhos e de raios. Há orientação também para não estacionar veículos próximos a torres de tv, debaixo de árvores, próximos a outdoors. Se estiver em área urbanizada, pontos de alagamento poderão ser ativados em condições de chuvas, e a dica é não atravessar ruas alagadas e procurar abrigo. Se estiver em casa, evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados direto na tomada.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE) informam ainda, que estão monitorando a situação e que se faz necessário verificar a atualização dos informes especiais através dos portais oficiais. Em caso de dúvidas o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193). Mais informações podem ser acessadas no site do Inmet: https://portal.inmet.gov.br/.

Deixe um comentário

Veja também...