SEMDEC realiza mais de 25 mil atendimentos a turistas em 2021

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), da Prefeitura de Teresina, administra quatro Centrais de Atendimento ao Turista (CATs), ambos situados na Ponte Estaiada, Terminal Rodoviário, Aeroporto e Encontro dos Rios. Em 2021, juntos esses postos realizaram o total de 25.523 atendimentos, sendo os últimos quatro meses do ano os de maior frequência.

Em setembro, por exemplo, as centrais, que são espaços direcionados para esclarecimentos e informações sobre a cidade aos turistas, realizaram o total de 2.947 atendimentos, já no mês de outubro foram 2.392, em novembro 2.800 e em dezembro o número foi de 3.017 atendimentos. O CAT do Terminal Rodoviário de Teresina registrou 13.320 atendimentos no ano de 2021, o maior número entre as quatro centrais, seguido pelo Aeroporto, com 6.329 registros, o Encontro dos Rios, com 2.396, e a Ponte Estaiada, com 3.478.

“O acesso ao mirante da Ponte Estaiada esteve fechado, entre 18 de março de 2020 e o dia 28 de agosto de 2021, quando o prefeito Dr. Pessoa o reabriu para visitação”, afirmou o secretário da SEMDEC, Marcelo Eulálio. “Nesse período, foi realizada uma reforma do mirante a partir de uma parceria entre a SEMDEC e a SAAD Centro”, concluiu.

Após a reabertura do acesso ao mirante da Ponte Estaiada, o principal ponto turístico da capital, pois através dele os turistas conseguem ter uma visão privilegiada de Teresina, a procura tem se intensificado. O mês de setembro registrou 6.850 visitações e nos últimos quatro meses de 2021 o acumulado chegou a 15.500 pessoas em visita ao mirante.

“A tendência é a recuperação desses números com o avanço da vacinação, pois agora as pessoas estão se sentindo mais seguras”, explicou o Coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros. “Para o Turismo, o ano de 2022 será de otimismo, inclusive o Aeroporto de Teresina já se aproxima da movimentação verificada em 2019”, finalizou.

Em 2019, os CATs juntos registraram 51.202 atendimentos, representando o dobro do que foi verificado em 2021. Isso demonstra o reflexo da crise gerada pelo Coronavírus, que reduziu drasticamente as viagens e levou as pessoas ao isolamento social. Em 2020, por exemplo, os CATs registraram apenas 16,2 mil atendimentos, ficando fechados entre abril e setembro.

Fonte: Ascom SEMDEC

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