Semec realiza formação com profissionais do apoio à inclusão

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Divisão de Educação Inclusiva (DEI), realizou nesta quinta-feira (3) a formação “Novo Perfil dos Auxiliares de Apoio à Inclusão da Rede Municipal”, que tratou sobre as atualizações na atuação desses profissionais, ocorrida no Centro de Formação Odilon Nunes, zona Norte de Teresina. O evento foi ministrado pela doutora em Educação Especial, Nadja Pinheiro, que é professora de Psicologia na Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Segundo Nadja, a formação ocorre devido a necessidade de atualização dos parâmetros e regras para a atuação do Auxiliar de Apoio à Inclusão, bem como discutir as novas estratégias de atuação, como presença e colaboração dentro da própria instituição de ensino por parte desses profissionais, por exemplo.

“A Divisão de Educação Inclusiva tem trabalhado em parceria para que a gente sempre faça essas discussões, a fim de melhorar a atuação junto ao público com deficiência, que é o público-alvo da educação inclusiva”, conta a psicóloga.

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Cássia Dias, coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, destaca que o evento teve como objetivo formar técnicos para instruírem profissionais da Rede Municipal de Ensino quanto ao tema e as renovações. “Hoje foram compreendidos a equipe técnica de formadores (que atuam com pedagogos, diretores, professores, profissionais de apoio à inclusão) e a equipe de seleção dos estagiários, que serão responsáveis por instruir os selecionados para a Rede Municipal de Ensino pelo Processo Seletivo de Estagiários de junho de 2023”, conta.

A Semec irá levar essa formação também para todos os profissionais da Rede, de modo que as crianças com deficiência tenham atendimento equânime às suas necessidades. “Se for o auxiliar de inclusão que acompanha a criança surda, ele vai receber a formação específica de Libras, se for o auxiliar que acompanha a criança cega, vai receber formação em Braille, se for acompanhar a criança autista, vão ter uma formação específica”, conclui a coordenadora.

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