Sete benefícios da cerveja que você não conhecia

Se dependesse dos cervejeiros, com certeza, a cerveja seria uma bebida presente em todas as refeições. Isso não acontece por causa do processo de produção da própria cerveja artesanal, que é demorado, com isso é difícil ter sempre uma boa cerva pronta para o consumo. Além disso, existem muitos mitos em torno do consumo de cerveja.

O consumo em excesso, realmente, não é recomendado por nenhum especialista, assim como o de qualquer bebida ou alimento. Por outro lado, o consumo de cerveja diário e em pequenas quantidades, pode sim proporcionar diversos benefícios. Veja quais são a seguir.

Ajuda a prevenir complicações cardiovasculares

De acordo com o médico Ramón Estruch, do Hospital Clínic de Barcelona, durante um congresso Europeu em Bruxelas, “o consumo moderado de cerveja junto a uma dieta saudável, como a mediterrânea, ajuda a prevenir complicações cardiovasculares maiores como o infarto do miocárdio ou o acidente vascular cerebral”.

A diretora do CSIC-ICCC, Linda Badimón, explica que a ingestão moderada de cerveja pode “favorecer a função cardíaca global”. Para quantidades moderadas, a especialista destaca que são dois copos de chopp por dia para os homens e um para as mulheres.

Reduz os riscos de AVC e câncer

Os polifenóis compostos, encontrados em alimentos de origem vegetal e na cerveja contam com propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir o risco da manifestação de doenças, como AVC e câncer.

“Na cerveja, encontramos até 50 tipos de polifenóis que, ingeridos pelo organismo, têm efeitos benéficos sobre a pressão arterial, os lipídios ou resistência à insulina”, explicou Rosa Lamuela, da Universidade de Barcelona.

Não causa “a barriga de chopp”

Todo cervejeiro que tem uma barriga um pouco maior é chamado de “barriga de chopp”. Isso acontece, não só com os cervejeiros, mas com todas as pessoas que gostam de apreciar a bebida. Existe até um certo receio por parte das pessoas, em geral, de consumir a bebida e desenvolver a tal “barriga de chopp”.

Esse mito foi refutado pela doutora em saúde pública, do Reino Unido, Kathryn O’Sullivan. A especialista afirma que a crença de que a cerveja causa barriga não tem nenhuma base científica. O que acontece é que o consumo excessivo de qualquer tipo de bebida alcoólica pode levar ao aumento de peso.

Ajuda a reidratar após a prática de exercícios

Em relação a outras bebidas alcoólicas, a cerveja sai em vantagem quando o assunto é hidratação. De acordo com o médico Manuel Castillo Garzón, a cerveja apresenta muita água, pouco álcool e potássio em sua fórmula, elementos capazes de reidratar os esportistas.

A cerveja pode ser usada como um complemento alimentar, reduzindo a inflamação e a infecção causadas pelo exercício prolongado, que aumenta o risco de doenças nas vias respiratórias. Isso é possível, pois a cerveja contém compostos polifenóis.

Combate à gripe

Alguém já te falou que durante uma gripe é melhor evitar tomar uma gelada? Essa pessoa estava errada.
De acordo com um estudo publicado na revista científica Medical Molecular Morphology, o lúpulo conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem inibir a multiplicação do vírus respiratório, podendo até prevenir a pneumonia.

Evita o cálculo renal

A cerveja é uma bebida diurética, por isso sentimos tanta vontade de urinar após tomarmos alguns copos de chopp. Um estudo afirma que a cerveja pode reduzir os riscos do desenvolvimento de pedras nos rins em até 40%. Porém, a bebida deve ser consumida com moderação, do contrário pode agravar o quadro.

Reduz o estresse

Que você fica calminho quando está tomando ou produzindo a sua cerveja não é novidade, né? Nem precisa de estudo científico para comprovar isso, mas você pode usar para reforçar o seu argumento. Segundo pesquisadores chilenos, a cerveja ajuda na redução do estresse oxidativo por causa do seu potencial oxidante.

Esses são apenas alguns dos benefícios que a cerveja proporciona, mas existem diversos. Você conhece algum que não citamos aqui? Já identificou alguma melhoria na sua saúde por causa do consumo de cerveja? Compartilhe sua opinião conosco.

Deixe um comentário

Veja também...