Sindicância da UFPI pede pela expulsão do acusado de matar Janaína Bezerra

A comissão do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), decidiu a sindicância pela expulsão do estudante de mestrado Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 22 anos, acusado e preso pelo estupro e morte da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra. A jovem foi estuprada e brutalmente assassinada dentro de uma sala de estudo do curso de matemática da UFPI na madrugada do dia 28 de janeiro de 2023, durante uma calourada.

O pedido de expulsão foi primeiro feito pelo colegiado da Pós Graduação Acadêmica de Matemática. O processo está na Procuradoria Jurídica, após uma sindicância interna na CNN – Centro de Ciências da Natureza. O departamento produziu o relatório, e a recomendação feita pelo curso está sendo acompanhada juridicamente, para que analisem os requisitos legais e, caso seja aprovada, a expulsão deve ser assinada pelo reitor da universidade.

O mestrando em matemática foi denunciado por homicídio duplamente qualificado, estupro, fraude processual e vilipêndio a cadáver. O inquérito do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelou que ele estuprou a vítima várias vezes, inclusive depois de matá-la. Além disso, a investigação policial obteve provas de que ele teria filmado parte da ação.

O caso

Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos, era estudante do curso de jornalismo da UFPI e foi cruelmente estuprada e assassinada dentro de uma sala de estudo do curso de matemática da Universidade Federal na madrugada do dia 28 de janeiro de 2023, durante uma calourada. O crime chocou a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, gerando um grande clamor por justiça.

A Justiça do Piauí aceitou a denúncia contra o estudante de mestrado, e o processo foi distribuído na semana passada para a 1ª Vara do Tribunal do Júri. O acusado Thiago Mayson Barbosa, de 28 anos, está preso desde o flagrante, na Cadeia Pública de Altos. 

ConectaPiauí

Deixe um comentário

Veja também...