Crise do transporte público da capital já se arrasta desde 2017. Prefeitura cadastrou 100 veículos para suprir demanda durante o movimento trabalhista.
O terminal de ônibus da Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, foi interditado na manhã desta terça-feira (14) durante o segundo dia de greve dos motoristas e cobradores do transporte público da capital. Um ônibus foi estacionado na transversal para obstruir a Rua Areolino de Abreu, por volta das 10h. Cerca de uma hora depois, o trecho foi liberado.
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar do Piauí (PM-PI) foram acionadas e continuam no local. Viaturas foram colocadas logo no acesso ao terminal para desviar os veículos e evitar congestionamentos enquanto a situação é resolvida.
O terminal é um dos mais movimentados de Teresina. Nele, milhares de usuários têm acesso a diversas linhas, que circulam por todas as zonas da capital.
Com a greve, os ônibus do sistema de transporte já não estavam circulando em sua totalidade. Após a interdição de um dos principais trechos do Centro da capital, os ônibus alternativos, cadastrados pela prefeitura para atender a população, também não puderam circular.

Terminal da Praça da Bandeira é interditado durante greve dos motoristas e cobradores de ônibus em Teresina — Foto: Lucas Marreiros/g1
De acordo com a capitã Roserlane Maciel, da Mediação de Conflitos da PM-PI, o ato teve participação do sindicato e integrantes da categoria.
“Eles queriam chamar a atenção do poder público devido a algumas empresas estarem há mais de 45 dias sem pagar, conforme informação deles, os funcionários, que estão passando necessidade, se alimentando através de cestas básicas e ajuda dos demais companheiros, então eles fizeram isso para chamar atenção”, informou.
A capitã afirmou que já foi negociada a retirada do veículo da via. Ao , o motorista do veículo estacionado, Raimundo Nascimento Filho, contou que dirige em uma linha da zona rural e que estava indo para garagem quando foi parado por colegas que o “convocaram” a integrar o movimento.

Terminal da Praça da Bandeira é interditado durante greve dos motoristas e cobradores de ônibus em Teresina — Foto: Lucas Marreiros/g1
“Me disseram para colocar ele atravessado. Eu falei que não podia, mas disseram para botar. Depois eu fui tirar uma foto e tiraram a chave do contato, secaram um pneu também. Agora o gerente vem pra cá trazendo a chave reserva para voltar para a garagem”, relatou.
Logo após a chegada da chave reserva a via foi liberada, por volta das 11h. Aos poucos, veículos alternativos cadastrados pela prefeitura e os ligeirinhos começaram a circular na via, coletando passageiros.
G1PI