Transporte coletivo ganha reforço para os dois dias de provas do Enem

Por conta da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), fará o reforço da frota de ônibus de toda a capital nos domingos (21 e 28/11), em que acontece a aplicação das provas. Ao todo, o sistema terá um reforço na frota, com um total de 80 a 100 ônibus, no turno da manhã e no final do dia, a fim de garantir transporte público aos candidatos que irão fazer as provas. Para este domingo, serão disponibilizados cerca de 50% da frota do período de pandemia.

De acordo com o gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, o Enem movimenta toda a cidade e por conta disso a Strans determinou junto aos Consórcios operadores do transporte público coletivo, um reforço nas linhas de ônibus para o deslocamento dos estudantes aos locais das provas, com início da operação já no início da manhã.

“Normalmente a frota é reduzida no final de semana, principalmente aos domingos, por conta da pandemia, mas diante da realização da prova do Enem, estaremos com a frota reforçada nos dois domingos, na primeira e segunda etapa, para garantir o transporte público aos candidatos que irão fazer as provas. Alertamos que mesmo com esse reforço é necessário que as pessoas saiam com uma certa antecedência de casa”, destaca o gerente de Planejamento de Transportes, Felipe Leal.

Ainda de acordo com o gerente de Planejamento de Transportes, a Strans aumentará o número de veículos em circulação nas linhas que passam perto dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na capital.

Para evitar problemas no deslocamento a Strans orienta que os estudantes devem ficar atentos aos itinerários das respectivas linhas de seus bairros. Os candidatos podem baixar e usar o aplicativo SIU Mobile Teresina, já disponível nas plataformas Android e IOS, que é uma opção para os usuários do transporte público. Com a ferramenta os usuários têm mais facilidade para o deslocamento.

“Os usuários que irão fazer a prova poderão usar o aplicativo SIU Mobile Teresina no dia da prova, para saber qual o horário certo que o ônibus vai passar na parada de ônibus mais próximo da sua residência e saber a linha certa que vai até o local da prova. E assim, terem maior tranquilidade para fazer a prova nos dois dias de aplicação”, orienta o gerente Felipe Leal.

Além de garantir uma operação de ônibus reforçada no domingo, a Strans estará com equipes de agentes de trânsito nos locais com maior fluxo de veículos para evitar congestionamentos.

A gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Strans, Carla Sales, enfatiza que os agentes irão organizar o fluxo de veículos nos locais de maior movimentação. “A nossa operação de trânsito irá acontecer nos dois domingos, com isso estaremos evitando problemas nas áreas de maior circulação de veículos”, pontua.

A gerente alerta, ainda, que as pessoas que vão fazer as provas do Enem devem verificar com antecedência o local em que farão o exame. “Mesmo já tendo conhecimento do local onde o candidato vai fazer a prova, é importante que o candidato saia de casa com uma certa antecedência, e assim evitar problemas com o fluxo de veículos no percurso”, orienta a gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Strans, Carla Sales.

A primeira etapa da prova do Enem ocorre neste domingo (21), e os portões de acesso ao local da prova fecharão às 13h, no horário de Brasília. E as provas terminam às 19h, no primeiro domingo da prova do Enem 2021.

Deixe um comentário

Veja também...