TRT-22 possui mais de mil processos inscritos na Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista que começa hoje(23)

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) já possui mais de mil processos inscritos para a Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que será realizada de 23 a 27 de maio, em todo o Brasil. Os acordos poderão ser realizados pelos Centros Judiciários de Solução de Métodos Consensuais de Disputas (Cejusc de 1° grau e 2° grau) e pelas Varas do Trabalho da Capital e do interior.

A Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista tem a proposta de solucionar conflitos de forma consensual e mais rápida que a tramitação comum. A 6ª edição do evento marca o retorno das atividades presenciais e traz o slogan “Conciliar para Recomeçar”.

No âmbito do TRT-22, somente a VT de São Raimundo Nonato inscreveu 311 processos na pauta da Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista. A expectativa é de que sejam conciliados mais de 280 processos. “A nossa VT adota a prática massiva de conciliação. Essa política de solução processual sempre foi muito bem recepcionada pelos advogados e jurisdicionados locais, inclusive os entes públicos. A pauta desta edição reflete um pouco aquilo que já faz parte de nossa prática diária”, disse Delano Coelho, juiz do trabalho titular da VT de São Raimundo Nonato.

Na última Semana Nacional da Conciliação e Execução Trabalhista do CSJT, foram realizados 322 acordos, beneficiando 985 trabalhadores e movimentando mais de R$ 33,9 milhões. Com este resultado, o TRT-22 ficou em segundo lugar nacional entre os Tribunais de pequeno porte na categoria execução.

De acordo com o juiz do trabalho Gustavo Ribeiro, coordenador do Cejusc de 1° Grau, o aumento no número de processos inscritos nas últimas edições do evento tem sido um fato que revela a realidade vivenciada pelos brasileiros. “Sem nenhuma dúvida, houve um despertar para a conciliação e, também, para o recomeçar nesse período em que a pandemia está mais controlada e as atividades comerciais estão sendo retomadas”, explicou.

Abertura oficial

A cerimônia oficial de abertura da Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista do CSJT será realizada no dia 23 de maio, às 10h, pelo TRT da 12ª Região (SC), e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais no YouTube do Tribunal Superior do Trabalho e do TRT-12 (SC

Deixe um comentário

Veja também...