UNINASSAU Teresina promove evento sobre cultura afro-brasileira  

_Evento “Somos todos Black” acontece nesta sexta-feira (26), no Clube dos Diários_ A cultura afro-brasileira apresenta um conjunto de características que exaltam a força, o compartilhamento da história e riqueza cultural de povos africanos com a identidade do Brasil. Desta forma, o UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Teresina, apresenta o evento “Somos todos Black”, iniciativa da Instituição em parceria com a Secretaria do Estado de Cultura (Secult) e com os Circuitos Urbanos de Intervenções Artísticas – CUIA. O encontro tem entrada gratuita e acontece na próxima sexta-feira (26), das 14h às 21h, no Clube dos Diários. O evento está na sua 2ª edição e conta com a coordenação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, História e Gastronomia do Centro Universitário.

A professora e coordenadora do curso de Arquitetura, Patrícia Mendes, explica que a proposta do evento é imergir aos profundos valores humanos para trazer à tona a conscientização sobre a cultura afro-brasileira presente nas mais diversas esferas da sociedade. “Nesse evento, vamos discutir a arte e cultura social na nossa cidade, com exibição de documentários, exposições, roda de poesias, músicas, realização de mesas redondas, além de minicurso gastronômico e degustação da culinária afro-brasileira”, reforçou Patrícia. Consciência Negra O “Dia Nacional da Consciência Negra” é celebrado em 20 de novembro.

IMG 20211125 WA0037 1
foto:

A celebração foi criada em 2003 como efeméride, a ser incluído no calendário escolar, até ser oficialmente instituída em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, que foi um dos maiores líderes negros do Brasil e que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

Fonte: Uninassau

Deixe um comentário

Veja também...