Wellington Dias solicita que Governo Federal zere a fila do Bolsa Família

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email

O presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, enviou nesta quarta-feira (6), ofício ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministro de Estado da Cidadania, João Inácio Ribeiro, solicitando maior agilidade na implementação de ações para zerar a fila de espera que concede o auxílio Bolsa Família.

De acordo com o documento produzido pela câmara temática da assistência social do Consórcio Nordeste, atualmente, 2.415.973 famílias que preenchem os critérios de elegibilidade, mas até o momento, não conseguiram ter acesso ao Programa Bolsa Família. Destas, 881.748 famílias estão no Nordeste, o que representa 36% do total. O documento destaca ainda que, de fevereiro à julho de 2021, o número das famílias em espera no Nordeste teve um crescimento de 25%, devido à forma desproporcional que o auxílio estava sendo concedido, necessitando do apoio federal para entrada dessas famílias e seguindo as demandas estaduais.

O crescimento de famílias que preenchem os critérios de elegibilidade ao auxílio vem na esteira da crise econômica e social causada pela pandemia da Covid-19 e a instabilidade financeira do país, como aponta o governador Wellington Dias. “A quantidade de pessoas em situação de pobreza no Brasil tem aumentado drasticamente, agravada ainda mais em virtude da pandemia. Conforme o documento, Covid-19 e Desenvolvimento Sustentável, produzido pelo PNUD, em parceria com o UNICEF, UNESCO e OPAS, esta é considerada a pior crise sistêmica já vivida no planeta desde a criação das Nações Unidas, com uma pandemia que vem atingindo a população mundial de forma desproporcional, aprofundando desigualdades”, declara o governador do Piauí no documento.

O documento encerra com o apelo de Wellington Dias (em nome dos nove estados do Nordeste), para a tomada de medidas urgentes, a fim de zerar a fila de espera. “Diante dos dados apresentados, verifica-se a urgente necessidade de implementação de ações para zerar a fila de espera do Programa Bolsa Família, devendo o Estado Brasileiro garantir a proteção social pública e o direito de todo cidadão às condições mínimas de existência humana digna”, finaliza.

Confira os ofícios:

Ofício nº 038-2021

Ofício nº 039-2021

Deixe um comentário

Veja também...