Wellington encaminha à Anvisa pedido de validação da vacina Pfizer

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, vai encaminhar à Agência Nacional de Vigilância Santiária (Anvisa) o pedido de validação da vacina da Pfizer após a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, emitir um documento confirmando a segurança e eficácia da vacina contra a Covid-19, na terça-feira (8).

O relatório detalha as informações sobre a eficácia da vacina BNT162b2, desenvolvida pela Pfizer, em parceria com a BioNTech, confirmando a eficácia de 95% da vacina, cerca de sete dias após a aplicação da segunda dose.

O governador do Piauí, na posição de presidente do Consórcio Nordeste, pedirá à Anvisa que autorize o uso da vacina no Brasil, conforme previsto na lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a “Lei Covid”, na qual vacinas contra a Covid-19 que conseguirem registros em agências internacionais deverão ser liberadas para uso emergencial no Brasil.

WhatsApp Image 2020 12 02 at 17.06.21

Governador Wellington Dias

“Vou encaminhar pelo Consórcio Nordeste e Fórum Nacional dos Governadores o pedido de validação da vacina da Pfizer na forma da legislação para posição em 72 horas”, afirmou Wellington Dias.

Assim, a Anvisa terá 72 horas para se manifestar sobre essa liberação. Se o prazo acabar e não houver manifestação por parte da Anvisa, a autorização excepcional fica concedida.

Em conjunto, a legislação atual permite que os estados importem e distribuam vacinas contra a Covid-19 que ainda não tenham sido registradas pela Anvisa. Para tanto, o imunizante precisa do registro em alguma das seguintes agências reguladoras de saúde: Estados Unidos, Europa, Japão ou China.

Confira o documento da FDA que confirma a eficácia da vacina na Pfizer.DP

Deixe um comentário

Veja também...