De 775 a 34 horas: Quanto tempo é preciso trabalhar para comprar um iPhone 13 em diferentes países?

A nova família iPhone 13 já está disponível embora as pré-reservas estejam abertas desde 17 de setembro. Os smartphones da Apple não são propriamente conhecidos por estarem entre as opções mais baratas do mercado, mas quanto tempo é que utilizadores em diferentes países precisariam de trabalhar para conseguirem comprar o modelo standard da nova linha?

Novos dados compilados pelo website Money SuperMarket dão agora a conhecer as diferenças que existem à volta do mundo. Para realizar o iPhone 13 Index, a plataforma andou a “saltar” entre diversas versões da loja online da Apple para averiguar quanto é custa que um modelo base iPhone 13, com uma configuração de memória interna de 128 GB.

Para calcular o número de horas de trabalho foi também necessário ter em conta o salário médio anual para cada um dos países em análise.

iPhone 13 Index
Os dados revelam que nas Filipinas seria necessário trabalhar, em média, 775 horas para conseguir comprar um iPhone 13: o equivalente a 97 dias, ou mais de três meses. Neste país, o modelo em questão custa 1.025 dólares, mais 149 dólares do que nos Estados Unidos. Por contraste, alguém a viver na Suíça precisaria de 34 horas para comprar o mesmo smartphone.

Já no que toca a preços, a análise dá a conhecer que o Brasil é o país onde o iPhone 13 é mais caro. Neste país, onde é necessário trabalhar 690,5 horas (cerca de 86 dias) para comprar o smartphone, o modelo custa 1.449 dólares, mais 572 dólares do que dos Estados Unidos.

Por outro lado, o iPhone 13 custa 874 dólares em Hong Kong, sendo necessário trabalhar 62 horas, ou o equivalente a 7,7 dias de trabalho, para conseguir comprá-lo.

Portugal, onde a versão standard do iPhone 13 começa nos 929 euros, é também um dos países incluídos no iPhone 13 Index. Os dados indicam que, no nosso país, são precisas 195,1 horas de trabalho, ou pouco mais de oito dias, para comprar o smartphone.

Recorde-se que, a nível nacional, o modelo mais Mini da linha chega com um preço a começar nos 829 euros. Olhando para os modelos mais “apetrechados”, a versão Pro começa nos 1.179 euros e a versão Pro Max nos 1.279 euros. Os modelos têm quatro opções de armazenamento interno, começando nos 128 GB, 256, 512 e como novidade, 1 TB.

Deixe um comentário

Veja também...