Gestantes devem redobrar cuidados contra a dengue, alerta Sesapi

Especialistas reforçam a necessidade de cuidados redobrados com a prevenção durante esse período, onde há um aumento nos casos da doença.

O Piauí registrou um aumento de 33% da incidência de casos prováveis de dengue. É o que revela o boletim da 8ª Semana Epidemiológica de 2024. No período foram contabilizadas 1.216 notificações da doença nas oito primeiras semanas do ano em todo o estado.

Devido o aumento de casos, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), faz uma alerta para os riscos da transmissão da dengue em gestantes. Especialistas reforçam a necessidade de cuidados redobrados com a prevenção durante esse período, onde há um aumento nos casos da doença.

“A recomendação é que as gestantes usem roupas, que cubram braços e pernas. Nas áreas mais expostas, devem passar o repelente. Nesse caso, o indicado é o repelente a base da substância Icaridina, facilmente encontrado em farmácias”, informou o médico obstetra, Arimateia Santos, presidente do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal.

Conforme dados epidemiológicos, 436 dos 883 casos de dengue já confirmados em 2024 no Piauí são de pacientes grávidas. “As gestantes são um grupo de risco que nos preocupa muito. Já tivemos casos graves de dengue esse ano, inclusive com internação em UTI materna”, conclui Arimateia Santos.

Deixe um comentário

Veja também...