TJ-PI utiliza Inteligência Artificial para medidas protetivas em casos de violência contra mulher

Projeto JuLIA Notify vai notificar magistrados sobre pedidos de medida protetiva, estimulando a sociedade a denunciar crimes contra o público feminino

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), apresentou sua mais recente ferramenta de Inteligência Artificial, o projeto JuLIA Notify, desenvolvido pela Opala Lab, laboratório de Inovação do TJ. A novidade tem como objetivo agilizar os pedidos de medidas protetivas solicitadas por mulheres em situação de violência doméstica, proporcionando uma resposta mais rápida e eficaz por parte do Judiciário.

Com a entrada em operação do JuLIA Notify, o delegado responsável pelo caso protocola o pedido de medida protetiva, que é imediatamente encaminhado ao sistema do TJ (PJe). Em seguida, o juiz designado para a Vara recebe uma mensagem via WhatsApp, informando sobre a nova petição e solicitando uma análise e decisão prioritária.

Para o desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, supervisor do Opala Lab, a rapidez na resposta é fundamental para combater a violência doméstica, que muitas vezes ocorre em ciclos. Além disso, o projeto JuLIA Notify tem o intuito de sensibilizar a sociedade para denunciar crimes contra a mulher e incentivar o Poder Público a agir de forma eficaz nesse combate.

O JuLIA Notify não se limita a notificar os magistrados e servidores sobre novas medidas protetivas, mas também visa estimular a população a denunciar casos de violência doméstica. Dessa forma, o sistema contribui para uma justiça mais ágil, eficaz e sensível às necessidades das vítimas, promovendo a igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher.

O desembargador Olímpio Galvão, corregedor-geral da Justiça, ressalta a importância da nova ferramenta desenvolvida pelo Judiciário piauiense no contexto da promoção da igualdade de gênero e no combate à violência contra a mulher, destacando a inovação e a eficácia do JuLIA Notify nesse sentido.d3c395b5b5da405d837935afb0949c04 1 1709730374

FOTO: Reprodução

Deixe um comentário

Veja também...