Passeio virtual proporciona experiência imersiva no Parque Nacional Serra da Capivara

Abrangendo toda a região, o passeio virtual proporciona ao visitante uma sensação de estar sobrevoando as formações rochosas sem sair de casa.

Já imaginou visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara virtualmente? Agora é possível, graças a uma novidade tecnológica desenvolvida e lançada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), que promete ampliar o acesso ao atrativo turístico situado no Sudeste do Piauí. 

Reunindo dezenas de imagens de paisagens em 360º, que incluem paredões, mirantes e rochas esculpidas, o passeio também possibilita conhecer os sítios arqueológicos que abrigam diversas pinturas rupestres, essas que são consideradas formas gráficas de comunicação dos grupos pré-históricos que habitaram a área há pelo menos 6 mil anos atrás.

“O passeio virtual no Parque Nacional da Serra da Capivara é de suma importância, pois oferece acesso global à nossa rica herança cultural, possibilitando a apreciação e compreensão da região, promovendo a preservação digital e ampliando a visibilidade nacional e internacional”, destaca Marian Rodrigues, chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara.

A ideia do projeto é disponibilizar imagens e linguagem acessível, para complementar a experiência dos visitantes. Para realizar o passeio virtual no Parque Nacional Serra da Capivara, basta o internauta acessar gratuitamente o link http://geoportal.sgb.gov.br/360serradacapivara/

“O Parque Serra da Capivara apresenta um dos conjuntos de sítios arqueológicos mais relevantes das Américas, que fornecem dados e vestígios importantes para uma revisão geral das teorias estabelecidas sobre a entrada do homem no continente americano.  Com esse trabalho brilhante, será possível expandir esse conhecimento e potencializar essa riqueza para o mundo”, frisa o secretário de Turismo, José Neto Monteiro. 

saoraimundononato.png

O Parque Nacional Serra da Capivara

Criado em 1979, o Parque Nacional da Serra da Capivara preserva vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. O atrativo, que é bastante conhecido por seu forte ecoturismo, é  subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e por sua importância, foi inscrito pela Unesco na Lista do Patrimônio Mundial, em 13 de dezembro de 1991, e na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Em seu entorno foi criada uma Área de Preservação Permanente (APP) com dez quilômetros de raio, garantindo, assim, a preservação de seus sítios. 

Em 2023, o atrativo conseguiu um feito muito importante, ao bater recorde de visitações. Segundo dados divulgados pela administração do parque, 36.732 turistas brasileiros e estrangeiros conheceram a unidade de conservação.

Deixe um comentário

Veja também...