A Polícia Federal deflagrou a Operação Arcano na manhã desta terça-feira (29) para investigar integrantes de uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas em diversos estados do Brasil. No Piauí, foram cumpridos 16 mandados de prisão temporária e 8 mandados de busca e apreensão nas cidades de Parnaíba, Teresina, Picos, São João do Piauí e Ipiranga.
De acordo com a PF, a ação iniciou após a analise do material apreendido na Operação Nota Final, ocorrida em novembro de 2024. Na análise foi possível identificar núcleos organizados e estratégias internas da facção, resultando na identificação de outros integrantes do grupo criminoso. A atuação do grupo seria no tráfico interestadual de drogas.
A operação contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (FICCO/PI), composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal. A PF explica que ela se baseia no modelo cooperativo, no qual trabalham de forma integrada vários profissionais que compõem mais de um órgão do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP.
Como denunciar?
Segunda a Polícia Federal, denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico: bit.ly/denunciapcphb.