PF deflagra Operação para combate a desvio de recursos na educação em municípios do Piauí

Nesta quinta-feira, (1°/02), A Polícia Federal deflagrou a Operação Monopolium, com o objetivo de combate ao desvio de recursos públicos federais destinados às secretarias municipais de educação das cidades de Barras, São Miguel do Tapuio e Campo Maior, no Piauí.

A ação teve início a partir de resultados de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que constataram indícios de fraude e direcionamento na contratação de uma empresa investigada pelas Secretarias Municipais de Educação dos municípios mencionados.

Durante o processo investigatório, foram encontrados pagamentos de vantagens indevidas e corrupção de agentes públicos e políticos.

A Operação tem como foco interromper essa prática criminosa, coletar provas para fortalecer as investigações e identificar outros envolvidos, além de recuperar os bens adquiridos com o desvio de recursos da educação.whatsapp image 2024 02 01 at 09 17 03 1706789898

FOTO: Reprodução/ ASCOM PF-PI

Dessa forma, o segundo mês do ano iniciou com o exercício de buscas e apreensões em diversos endereços, resultando na captação de aparelhos eletrônicos, documentos, dinheiro, armas, munições e automóveis.

O inquérito em andamento apura crimes licitatórios, crimes contra a Administração Pública, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí.

A operação mobilizou um total de 45 policiais federais, contando também com o apoio de auditores do TCE, para o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens valiosos em endereços ligados aos investigados, incluindo residências e empresas nos municípios de Teresina, Barras, São Miguel do Tapuio e Campo Maior.

Deixe um comentário

Veja também...