Piauí terá laboratório de estudos de violência contra a mulher

O Piauí terá em breve um laboratório de estudos sobre a violência contra a mulher. Denominado “Elas Vivas Lab”, o novo centro de pesquisa vai coletar dados que possam servir de base para a implementação de políticas públicas que ajudem no combate à violência feminina. O decreto 21.431, instituindo o laboratório, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa terça-feira, dia 02.

O “Elas Vivas Lab” será localizado na sede da Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Estado do Piauí (CEPM), órgão que terá parceria com a Secretaria de Segurança Pública para o estudo e análise dos dados. De acordo com o decreto, em até 45 dias, a CEPM editará portaria disciplinando o funcionamento do laboratório.

A coordenadora da CEPM, Zenaide Lustosa, afirma que o “Elas Vivas Lab” vai ajudar muito no combate à violência contra a mulher, porque os dados quantitativos e qualitativos vão nortear as ações criadas pelo Governo para ajudar na proteção à mulher. “Para desenvolver políticas, precisamos conhecer melhor o cenário. Por exemplo: apesar da violência física ser mais conhecida, mas as principais queixas das mulheres nas delegacias são referentes à violência moral e psicológica”, diz Zenaide.

O laboratório também vai promover o intercâmbio com as instituições de ensino superior a fim de aprimorar políticas de enfrentamento a violência contra a mulher e servirá como mecanismo de controle da participação social.

A CEPM poderá ainda formar termo de cooperação técnica com outros órgãos ou instituições públicas e da sociedade civil para a coleta de dados e auxílio de políticas públicas. 

Feminicídio

Segundo o Painel de Monitoramento da Violência contra a Mulher, de janeiro a maio deste ano, no Piauí, a cada 15 dias uma mulher foi vítima de violência de gênero. Além disso, há mais de 12 mil medidas protetivas para vítimas de violência doméstica tramitando na Justiça.

Deixe um comentário

Veja também...