Piauiense é nomeado por Bolsonaro para dirigir o INEP

O Ministério da Educação exonerou o Alexandre Avelino Pereira, nomeando o piauiense Jôfran Lima Roseno para a direção do orgão que aplica o ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem novo Diretor de Gestão e Planejamento. O Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Jôfran Lima Roseno, teve a nomeação publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (19).  Segundo informações da Agência Brasil, o gestor foi recebido pelo presidente da Autarquia, Danilo Dupas, e logo após, iniciou reuniões com toda a equipe de Gestão e Planejamento do INEP.

Jôfran Roseno que morou no bairro Tranqueira em Altos (PI),  é Mestre em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB), Jôfran tem graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como Auditor Federal de Finanças e Controle, desde 2008, trabalhou com fiscalização e auditorias de obras públicas das áreas de infraestrutura de transportes ferroviário e rodoviário; treinamentos de servidores em fiscalização do mesmo tipo de obras; e com elaboração de manuais e procedimentos de fiscalização.

Competências – À frente da Diretoria de Gestão e Planejamento, Jôfran será responsável por planejar, coordenar, orientar e controlar a execução das atividades relacionadas aos sistemas federais de planejamento e de orçamento, de administração financeira, de contabilidade, de organização e modernização administrativa, de recursos humanos e de serviços gerais. Também cabe ao titular da diretoria a gestão sobre os programas e projetos com vistas ao desenvolvimento profissional, à melhoria da qualidade de vida e à valorização dos servidores.

Outras atribuições do cargo são as atividades inerentes à gestão de aquisições, patrimônio e almoxarifado do Inep; atividades de prestação e tomada de contas dos recursos transferidos pelo Inep; e a articulação com agentes internos e externos para viabilização orçamentária e financeira das ações educacionais e dos investimentos estratégicos do Inep.

O diretor de Gestão e Planejamento também tem, entre suas competências, que operacionalizar a logística, padronizar os procedimentos, dar suporte aos processos e realizar as atividades de monitoramento e promover a capacitação dos recursos humanos envolvidos na aplicação dos instrumentos de avaliação do Inep.

Jôfran Roseno assume DGP do Inep — Inep
Jôfran Lima Roseno e Presidente da Autarquia, Danilo Dupas

“O objetivo, agora, é readequar os processos de gestão do Inep, priorizando governança e inovação, bem como o aprimoramento dos controles internos e de uma cultura de integridade na condução das atividades da DGP”, defende o novo diretor.

Trajetória profissional – Jôfran chega ao Inep com extensa experiência no serviço público federal. Antes do Inep, tinha cargo de Assessor Especial de Promotoria de Justiça no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT/MPU), entre 2017 e 2020. Também atuou no Ministério da Defesa, no Comando da Marinha, entre 2012 e 2016. O novo diretor também já atuou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre 2006 e 2008. Na área de educação, foi professor no Instituto de Ensino Superior Planalto (IESPLAN), em 2006.

Deixe um comentário

Veja também...