Projeto de estádio do Flamengo (RJ) criado por arquiteto piauiense viraliza nas redes sociais

Em menos de 24 horas, mais de 42 mil pessoas visualizaram o vídeo do arquiteto Francis Júnior.

Do Piauí pode sair a solução para uma reivindicação histórica de uma torcida apaixonada e destacada no universo do futebol: a rubro-negra. Um projeto para o estádio do Clube de Regatas Flamengo (RJ), desenvolvido pelo arquiteto teresinense Francis Júnior, viralizou nas redes sociais, arrancando elogios. Em menos de 24 horas, mais de 42 mil pessoas visualizaram o vídeo compartilhado na rede social do piauiense, apaixonado desde criança pelo Flamengo carioca.

“A torcida do Flamengo há tempos cobra da diretoria um estádio para chamar de seu, afinal, o Maracanã é do Governo do Estado do Rio de Janeiro e está provisoriamente cedido ao Flamengo e Fluminense. Agora, com a situação financeira do clube estando melhor, o assunto voltou à tona”, comentou o torcedor.

A maquete eletrônica mostra um estádio com a aparência externa de um ninho de urubu, mascote e símbolo do clube. Foi pensada uma ‘exoestrutura’, externa à construção central em estrutura metálica na cor preta e um corpo central do bloco do estádio na cor vermelha. À noite, uma iluminação indireta confere um efeito visual diferenciado.

O acesso ao estádio se dá por uma praça com detalhes urbanísticos com linhas horizontais, que remetem ao escudo do clube. O estádio se comunicaria com um shopping integrado.

A apresentação, com recursos de inteligência artificial, demandou conhecimento e tempo do arquiteto. O detalhe é que Francis não recebeu nada por isso. Não existe um contrato com o Flamengo. Foi um presente de um rubro-negro para o clube e para a imensa torcida.

“A ideia foi ser um presente, se passar a ser um projeto executivo, a gente teria que sentar a alinhar isso”, ressaltou Francis.

Arquiteto piauiense.jpg

O desejo de fazer história

A grande repercussão acende no arquiteto piauiense a esperança de um contato oficial do Clube de Regatas Flamengo. “Um arquiteto especialista em estádios de futebol, Fabrício Chicca, elogiou também nosso trabalho e nos parabenizou” , destacou.

Nas últimas semanas, o noticiário tem repercutido a possibilidade do clube adquirir um terreno em uma área degradada do Rio de Janeiro, que está em processo de revitalização.

Francis avalia a possível escolha do seu projeto para construção do estádio do time carioca como uma realização pessoal e profissional. Além disso, representaria a inserção, mesmo que indiretamente, do nome do Piauí na história do clube de maior torcida do país do futebol. “Sensação de dever cumprido e ápice da carreira profissional” , pontuou.

O arquiteto sonha até com o time que gostaria de ver inaugurando o gramado do novo estádio. “O Flamengo de 2019, sem dúvidas”, cravou.

Elogio de Zico

A paixão pela arquitetura e pelo Flamengo moveu Francis a desenvolver outros projetos voltados ao futebol. Um deles contemplou a revitalização de uma quadra de uma escolinha de futebol na comunidade Tabajaras, do Rio.

O projeto foi executado e suscitou elogio de Zico, um dos maiores ídolos do clube. “Eu não acreditava no que estava vendo, era um vídeo de ninguém menos que Zico, lá do Japão, agradecendo o projeto e elogiando!” relembrou o arquiteto.

“O projeto ficou muito bacana, um projeto social maravilhoso e que vai ajudar muito a garotada de lá” declarou o craque Zico na gravação, guardada com carinho por Francis.

O arquiteto piauiense também desenvolveu um projeto para a revitalização da entrada do CT George Helal, que é o Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, no Rio de Janeiro. A ideia, no entanto, não foi executada.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Francis Júnior atua há mais de 20 anos no mercado com projetos residenciais, comerciais, institucionais e de interiores. Teresinense, ele teve vasta atuação no estado do Maranhão e retornou à sua cidade natal há dois anos, onde mantém um escritório de arquitetura.

Deixe um comentário

Veja também...