Rio Longá reduz nível de inundação; Barras e Luzilândia seguem acima da cota

CPRM emite alerta sobre a situação dos rios na bacia do Parnaíba e prevê mudanças para as próximas horas.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na bacia do Parnaíba emitiu um alerta sobre a situação dos rios na região, destacando a redução no nível de inundação do rio Longá, que agora se encontra em situação de alerta na cidade de Esperantina.

Enquanto isso, os rios Marataoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia, permanecem acima da cota de inundação.

Segundo o CPRM, nas próximas 8 horas é provável que ocorram alterações no quadro atual. Barras pode sair da situação de inundação e entrar em alerta, Luzilândia permanecerá em inundação e Esperantina permanecerá em alerta.

A previsão é baseada na análise dos níveis atuais dos rios e nas condições climáticas.

No momento, o rio Longá em Esperantina está com uma cota de 7,23 m, 17 cm abaixo da cota de inundação de 7,40 m. A tendência é que o rio mantenha a recessão nas próximas horas, permanecendo em alerta sem a ocorrência de chuvas intensas.

Já em Barras, o nível do rio Marataoan é de 4,21 m, apenas 1 cm acima da cota de inundação. O CPRM prevê que o rio deve manter a recessão lenta nas próximas horas, podendo ficar abaixo da cota de inundação se não houver chuvas intensas.

Em Luzilândia, o rio Parnaíba está com uma cota de 5,88 m, 18 cm acima da cota de inundação. A tendência é de elevação nas próximas horas, com um nível previsto de 5,93 m, continuando em situação de inundação.

Na cidade de Floriano, o rio Parnaíba está com uma cota de 4 m, abaixo da cota de atenção. Nas próximas horas, a previsão é que o rio regresse para valores em torno de 3,40 m, mantendo a situação de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,74 m, 16 cm abaixo da cota de atenção, em situação de normalidade e com tendência de recessão nas próximas horas. O rio Poti, também em Teresina, está com uma cota de 5,78 m e em processo recessivo, devendo chegar a valores próximos de 5,57 m, mantendo a condição de normalidade.

É importante que a população das regiões afetadas acompanhe as atualizações do CPRM e esteja atenta a possíveis mudanças nas condições dos rios. Medidas preventivas e de segurança devem ser adotadas para garantir a proteção das pessoas e dos bens materiais.

Deixe um comentário

Veja também...