Sessão solene vai marcar o Dia do Turismólogo e o Dia Mundial do Turismo

A Assembleia Legislativa vai realizar, na próxima segunda-feira, dia 27, às 10 horas, sessão solene alusiva ao Dia do Turismólogo e ao Dia Mundial do Turismo. No mesmo dia são comemoradas as duas datas. A proposta foi apresentada pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (MDB), na terça-feira passada e foi aprovada em plenário. Serão prestadas homenagens aos profissionais do setor, que vem alavancando negócios em várias regiões do Piauí, especialmente nas cidades litorâneas e nos sítios arqueológicos.

No dia 13 de janeiro deste ano foi instituído o grupo gestor da Asssociação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo no Piauí, (ABBTURPiauí) cuja diretoria é composta por Alex Albuquerque, Angélica Costa, Ana Carolina, Denise Silva e Gabriela Soares, todos bacharéis em turismo nomeados pela direção nacional da entidade para fomentar a representatividade do setor no Estado.

Conforme o coordenador geral Alex Albuquerque, com o início das atividades está sendo plantada uma semente para que o futuro seja cada vez mais promissor. Ele disse que a missão do grupo é defender os turismólogos e os profissionais do turismo, além de políticas públicas efetivas de turismo, inclusive com a realização de concurso público para a classe poder defender ainda com mais afinco as potencialidades do Estado nesta área da economia.

Nacionalmente, a ABBTUR existe desde 1978 e é composta por estudantes de turismo, bacharéis em gastronomia, hotelaria e eventos, turismólogos, tecnólogos, professores e profissionais do turismo.

O missão principal da ABBTUR é levar o conhecimento técnico e científico, fomentar o desenvolvimento do turismo, evidenciar a importância do profissional, na elaboração e execução de projetos  em todas as esferas, políticas públicas e planejamento, assim, como participar de conselhos municipais, estaduais e câmaras setoriais de turismo na construção de diálogos e ideias para a atividade turística.

O Dia Mundial do Turismo em 27 de setembro foi oficialmente estabelecido pela Organização Mundial do Turismo em 1980, mas no Brasil o dia nacional do turismo é festejado em 02 de março. O turismo por sí só, corresponde à realização de viagens temporárias para fins religiosos, de negócios e, principalmente, de lazer e descanso, abrangendo diversos tipos como o rural, ecoturismo, cultural, religioso, de aventura e pesca, dentre outros.

No Piauí, o governo estadual nomeou os sete polos turísticos de Aventura e Mistério, Costa do Delta, das Águas, das Nascentes, das Origens, Histórico Cultural e o Polo Teresina. Eles abrangem 77 municípios, mas apenas cinco são considerados como aptos com hotelaria e passeios para os visitantes, dentre eles Parnaíba e Luís Correia, no Delta, Teresina, Picos e Floriano com o turismo de negócios e polos de saúde.

Durvalino Leal – Edição: Katya D’Angelles

Deixe um comentário

Veja também...