Semcaspi realizará Semana do Idoso com programação especial

A Secretária Municipal de Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Nosso Lar, vai realizar, a partir desta segunda-feira, (27), a Semana do Idoso com uma programação especial. As ações da Semana do Idoso na ILPI Nosso Lar seguem até sexta (1).

A ILPI Nosso Lar é uma instituição que acolhe pessoas idosas com mais de 60 anos, de ambos os sexos, que estão em situação de vulnerabilidade social, seja por serem pessoas em situação de rua ou por estarem com vínculos familiares rompidos.

A coordenadora da ILPI Nosso Lar, Lorena Moura, explica que a iniciativa tem como objetivo comemorar o Dia do Idoso e busca valorizar este público na sociedade.

“Essas pessoas que estão com vínculos fragilizados, em situação de vulnerabilidade, tendem a entrar em problemas de saúde mental, como a depressão. Então, nosso amor, nosso carinho e nosso cuidado para com eles é na verdade nossa missão. Damos importância em trabalhar a auto valorização, a reinserção desse idoso dentro da sociedade e proporcionar para eles uma melhor qualidade de vida”, contou.

Segundo Lorena Moura, a iniciativa contará com diversas atividades, que trabalhem a valorização dos idosos.

“Durante essa semana, realizaremos atividades desde roda de conversa com palestras de direitos e deveres dos idosos, sobre alimentação saudável, alimentação ideal para o idoso, atividades de educação física. Vamos proporcionar momentos de animação como um dia de lazer com banda musical dentro da instituição, e atividades como corte de cabelo, limpeza de pele para a valorização desses idosos. Iremos trabalhar a inserção desse idoso dentro da sociedade e seu valor trabalhando o autocuidado e a prevenção de suicídio”, disse Lorena Moura.

Essa ação é uma parceria da APAE, Semcaspi e Faculdade Santo Agostinho onde serão realizadas atividades para atender as necessidades dos idosos. Devido às restrições da pandemia da covid-19 será um evento interno com profissionais da equipe da instituição.

PROGRAMAÇÃO:

27/09 DIA DA BELEZA

Será oferecido aos idosos cortes de cabelo, manicure, limpeza de pele e escova.

28/09 SOLTE A VOZ

Momento de descontração com atividade de karaokê e bingo.

29/09 ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Conversa com profissionais da área da Nutrição e da Educação Física, pontuando hábitos saudáveis na melhor idade.

30/09 BAILE DA SAUDADE

Live musical recordando músicas do passado.

01/10 CAFÉ DA MANHÃ

Café da manhã e roda de conversa com a equipe de saúde com o Tema: Higiene é sinônimo de saúde.

Deixe um comentário

Veja também...