Segundo a Strans, muitas dessas situações tem acontecido na frente de estabelecimentos, com o intuito de privatizar vagas de estacionamentos
A Strans, através da Diretoria de Operações e Fiscalização de Trânsito e a Gerência de Educação de Trânsito deu inicio, nesta quarta-feira (12), à operação “Vaga livre”, que tem o objetivo de orientar aos estabelecimentos públicos e privados, prédios residenciais e demais locais que utilizam cones, cavaletes ou qualquer artifício para obstruir as vagas de estacionamento das vias públicas.
A operação é baseada no CTB – Código de Trânsito Brasileiro, inciso II do artigo 26 e artigo 94, que proíbe à colocação de obstáculos na via, dificultando o trânsito livre dos transeuntes ou mesmo reservando vagas públicas para estacionamento de veículos particulares.
Segundo a Strans, muitas dessas situações tem acontecido na frente ou nas proximidades desses estabelecimentos, com o intuito de privatizar vagas de estacionamento. “Diante disso, será feito um trabalho de conscientização e educação de trânsito para que esses obstáculos sejam retirados pelos seus proprietários. Dessa forma, as vagas ficam disponíveis dando direito à população estacionar livremente”, destacou o orgão.