Sua antena parabólica tradicional já tem data para deixar de funcionar

A entrada da nova rede 5G no Brasil trará mudanças significativas para outros serviços, como as TVs via satélite. Acontece que as clássicas antenas parabólicas e outros sinais de TV via satélite deixarão de operar na Banda C, lugar que foi dado para o 5G funcionar no País ainda em 2022.

De acordo com Joyce de Andrade (proprietária da franquia SKY), interferências poderiam ocorrer caso os dois serviços operassem no mesmo espectro. Segundo ela, o processo de atualização será irreversível e as pessoas que ainda usarem esse tipo de TV terão procurar um meio mais moderno de instalação.

Ainda segundo Joyce, as parabólicas tradicionais usadas em residências darão lugar a uma antena pequena. Assim como o modelo antigo, a nova antena poderá ser instalada em cima da residência, na parede ou até no muro da casa.

O edital determina que as operadoras que comprarem lotes do 5G deverão distribuir receptores e antenas menores para os brasileiros que utilizam parabólicas. Além disso, segundo a Anatel, o processo será coordenado por uma entidade que ainda deve ser criada e que ficará responsável pela distribuição e instalação dos equipamentos. A mudança deve iniciar em julho de 2022 e durar até dois anos.

Tudo em Tecnologia

Deixe um comentário

Veja também...