Voos com vacina infantil são reprogramados; 10 estados já têm as doses

Durante a manhã, diversas secretarias de Saúde informaram que o envio dos imunizantes sofreu atraso por parte do Ministério da Saúde

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, informou, nesta sexta-feira (14/1) que todos os voos atrasados para envio de vacinas infantis contra a Covid-19 aos estados foram reprogramados.

Durante a manhã, diversas secretarias de Saúde informaram que o envio das doses sofreu atraso por parte do Ministério da Saúde.

Mais tarde, em transmissão ao vivo na página do governo, o diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Ridauto Lúcio Fernandes, afirmou que a demora foi motivada por modificações na programação da companhia aérea Latam, que envia as vacinas gratuitamente, por meio de programa solidário.

De acordo com Ridauto, de 26 voos alocados, 12 foram modificados. As mudanças ocorreram por causa de problemas no embarque das cargas nos aviões. O afastamento de tripulações devido à Covid também impactou os voos.

Em conversa com jornalistas nesta sexta, o secretário-executivo explicou que as operações foram remarcadas e que 10 estados já receberam as doses: Amazonas, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Além disso, o voo para o Piauí, que até então não havia sido remarcado, foi reprogramado para as 17h desta sexta.

Oito secretarias de Saúde confirmaram que houve atraso no envio dos voos, mas que o Ministério da Saúde já passou uma nova previsão de chegada das doses: Santa Catarina, Bahia, Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pará e Goiás.

Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraíba e Tocantins informaram ao Metrópoles que não foram registrados atrasos. As demais secretarias de Saúde não responderam aos questionamentos da reportagem.

Metrópoles

Deixe um comentário

Veja também...